Monthly Archives: outubro 2014

crise e acumulação de riqueza

As crises do capitalismo acontecem para acumular renda! Esta é a lógica para acabar com o bem estar social construído historicamente na Europa e também nos que estamos começando a construir mo Brasil. A disputa destas eleições foi exatamente esta, o neoliberalismo gera a crise pra poder chantagear os Estados e tomar direitos e garantias. No caso da água em SP isto fica bastante claro: sucateou-se (enquanto bombaram ações da sabesp no mercado financeiro) e agora vão querer resolver a crise privatizando. Isto vale pra USP, isto vale ora qualquer movimento político do PSDB.

“You have to differentiate between the interests of capitalism as a whole and what is specifically in the interests of the capitalist class, or a section of it. During this crisis, by-and-large, the capitalist class have done very well. Some of them got burned but for the most part they have done extremely well. According to recent studies of the OECD countries social inequality has increased quite significantly since the onset of the crisis, which means that the benefits of the crisis have been flowing to the upper classes. In other words, they don’t want to get out of the crisis because they are doing very well out of it.

The population as a whole is suffering, capitalism as a whole is not healthy but the capitalist class – particularly an oligarchy within it – has been doing extremely well. There are many situations where individual capitalists operating in their own class interests can actually do things which are very damaging to the capitalist system as a whole. I think we are in that kind of situation right now.”

http://www.valor.com.br/internacional/3749904/eua-tem-maior-concentracao-de-riqueza-desde-os-anos-20

a dupla luta

Porque estamos em disputa na geopolítica (global)?
Porque somos a sétima maior economia do mundo!
Porque precisamos fazer jus a todo este recurso que circula por aqui?
Porque somos um dos países com a pior distribuição de renda do mundo.

Então precisamos entender que a luta é muito grande porque temos que disputar ao mesmo tempo: 1) contra o capital internacional que quer participar ativamente da nossa riqueza e 2) contra as oligarquias locais que estão em disputa com o capital rentista internacional e querem acumular a riqueza nas mãos de uma elite de 1%.

Conclusão: é muita luta pela frente. a primeira foi minimizada com a vitória do PT apoiada pelas oligarquias locais (PMDB e afins) e a segunda, é agora! partir pra disputa com os partidos e as elites que apoiaram o próprio PT.

Ainda Ribeirão Arrudas

Participamos deste documentário!
“Desde o início da construção de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, várias intervenções foram realizadas no ribeirão Arrudas, que corta a cidade de leste a oeste. Retificaram seu traçado, aprofundaram e concretaram seu leito. A última e derradeira modificação está em curso: a construção de uma avenida por cima do ribeirão, chamada pela prefeitura de boulevard. “Ainda ribeirão Arrudas” questiona se há um modelo alternativo ao que vem está se implantando e se a cidade é pensada para as pessoas ou para os automóveis. Direção: Cardes Monção Amâncio”
http://www.futura.org.br/saladenoticias/programacao/ainda-ribeirao-arrudas/

O Papa é Pop?

O Papa é pop?

Como e porquê os processos multitudinários chegaram no topo da Igreja Católica?

Mas vai se configurando aos poucos uma nova topologia do poder x resistência, incluindo novas redes de solidariedade e posicionamento progressista… (eu juro que não pensei que estaria viva pra ver um Papa atuando fortemente neste contexto).

De repente, com o avanço do capitalismo financeiro (associado ao posicionamento religioso judaico, petencostal, vide os apoios à candidatura da Marina Cia no Brasil) vejo forças paradoxalmente mais conservadoras historicamente se posicionando mais à esquerda.

Big Bang e evolucionismo

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-10-28/papa-diz-que-evolucionismo-e-big-bang-nao-contradizem-papel-de-deus.html

Causas Gays

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/declaracao-do-papa-francisco-sobre-gays-gera-reacoes.html

Movimentos sociais

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Movimentos-Sociais/Os-movimentos-populares-latino-americanos-junto-ao-Papa-Francisco/2/29947

o fundo do ar é vermelho_Chris Marker

Baptizado Christian François Bouche-Villeneuve, Marker estudou filosofia sob a tutela de Jean-Paul Sartre. Na Segunda Guerra Mundial juntou-se aos maquis. Finda a guerra começou a escrever e a fazer filmes. Viajou por muitos países socialistas e documentou em filmes e livros o que viu. Les statues meurent aussi (1953), que co-realizou com Alain Resnais, foi um dos primeiros filmes anticolonialistas. Anatole Dauman produziu os primeiros filmes de Chris Marker e mais tarde voltou a produzir outros dois: Sunday in Peking eLetter from Siberia.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-3620/trailer-19535888/

A ECONOMIA DA CHINA ULTRAPASSA A DOS EUA

netw_geo (1)

A ECONOMIA DA CHINA ULTRAPASSA A DOS EUA

As questões geopolíticas e macroeconômicas no mundo atual têm relação direta com a disputa política no Brasil agora! A crise do capitalismo americano-europeu que produz riqueza estéril via capitalismo rentista (e tem no mercado financeiro e de produção criativa e cognitiva a sua principal fonte de recursos e mais-valia que agora é renda no mercado financeiro através do endividamento generalizado) está também afetando enormemente as eleições. Este capital internacional financeiro precisa se expandir para os países periféricos e o Brasil é hoje um dos países mais estratégicos nesta configuração política global.

Estamos metidos no meio de uma disputa por hegemonia econômica, e aqui temos apenas 2 exemplos claros das ações nas quais o Brasil esta envolvido e que apavora o capital financeiro internacional Imperial:
1) está sendo criada uma nova rede cabeada de internet que vai cruzar pelo SUL e conectar América Latina, África, Oriente fora do controle da NSA;
2) criou-se um banco dos BRICs pra fazer frente ao Império americano conectado em rede;

Daí começamos a entender melhor quando dizemos que o governo do PT é sim desenvolvimentista e tem fortes traços neoliberais, mas o PSDB do Aécio Neves e o PSB da Marina Cia e do Márcio Lacerda, são juntos uma máquina gigantesca de privatização e endividamento. Nossa dívida pública hoje no Estado de Minas Gerais chega hoje a colapsar qualquer possibilidade de gestão. Isto porque o lema privatizante e de flexibilização do trabalho do Aécio é CHOQUE DE GESTÃO. E sim, foi um choque de gestão neoliberal que gerou uma dívida ao Estado de Minas Gerais de 80 BILHÕES!!!!!

Sabe-se que estão queimando arquivos e apagando dados enlouquecidamente para que o Pimentel e sua nova equipe de governo não consiga rastrear os danos deixados. Interessa a este grupo privatizar bancos nacionais, Petrobrás, Universidades (vejam o caso da USP e vejam o caso das Federais na época do FHC). Interessa a este grupo sucatear o fornecimento de água para privatiza-la (veja São Paulo e Minas Gerais esta semana). Não é má gestão, não é incompetência! (dizer isto é um erro estratégico de quem odeia estes caras). Também não é o fato do Aécio bater em mulher, cheirar cocaína, viver bêbado por aí, que deveria nos ocupar. Nem mesmo acusa-los de má gestão. O que deveria ser nosso foco é o sucateamento proposital do Estado, das leis trabalhistas (Aécio detonou o funcionalismo público em Minas). Este movimento internacional Imperial é que deveria ser o foco agora das críticas ao que esta máquina capitalista financeira pode fazer ao país. Não vai adiantar muito o PT voltar daqui 4 anos renovado por uma posição de oposição de esquerda porque os caras vão vender tudo, privatizar tudo e aparelhar o Estado e o país de um jeito inimaginado, não vai sobrar nada pra contar a história.

Links pros cases citados:
Consórcio de empresas de cabo submarino de telecomunicações e concorrentes para os contratos de cabo BRICS proposta de mostrar o que eles acham que o projecto deve ser parecido (somado ao Marco Civil da internet).
http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/07/pepe-escobar-oucam-o-som-do-sul-global.html

E pra completar, talvez o dado mais alarmante:
3)Esta semana a economia da China ultrapassa a dos EUA!
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3044997netw_geo (1)

estética biopolítica zapatista

a inteligência biopolítica zapatista:
mulheres vestidas tradicionalmente em marcha.
eu acho simplesmente uma das manifestações estéticas mais potentes do mundo!
encapuchadas!

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2014/10/09/dezenas-de-milhares-protestam-no-mexico-apos-massacre-de-estudantes.htm